NEGÓCIOS

Produtos
Biodiesel

O que é o Biodiesel?

 

O biodiesel é um combustível menos poluente que os de origem fóssil (petróleo e derivados), produzido a partir de fontes renováveis, como óleos vegetais e gorduras animais. Sua definição química é a de um éster metílico ou etílico destes óleos e gorduras.


O biodiesel pode substituir total ou em partes o óleo diesel mineral em motores ciclo diesel automotivo (caminhões, tratores, caminhonetes, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc).  Ao substituir o óleo diesel parcialmente, o biodiesel é empregado como combustível complementar, que ajuda a reduzir as emissões de gases poluentes.


A mistura dos dois combustíveis é conhecida pela letra B seguida pelo número correspondente ao percentual de biodiesel adicionado. Por exemplo, uma mistura com 7% de biodiesel é chamada de B7, e assim sucessivamente, até o biodiesel puro, denominado B100.


O biodiesel é um lubrificante muito melhor do que o diesel de petróleo, pois tem um grande poder lubrificante, mais viscosidade e desgasta menos o motor. Ele também tem um índice de cetano mais alto o que significa que é um melhor combustível dando aos motores mais torque.


A produção do biodiesel se dá por meio de uma reação química denominada transesterificação de triglicerídeos com álcool metanol ou etanol. A glicerina é um subproduto do processo.

Transesterificação:

O óleo vegetal é neutralizado ou pré-tratado e, posteriormente, irá reagir na transesterificação, juntamente com o metanol e o metilato de sódio. A glicerina formada na reação é separada por decantação e purificada para retirar traços de metanol e umidade. Depois de separado do glicerol ou glicerina, o biodiesel é purificado. Finalmente o biodiesel é filtrado e está pronto para o uso, tanto puro como misturado ao óleo diesel, sem necessidade de modificações no motor do veículo ou equipamento. Todo o processo de fabricação leva cerca de 15 horas.


A BSBIOS utiliza tecnologia americana da Crown Iron Company para a produção do biodiesel, o que garante atender as especificações tanto nacionais quanto internacionais (ANP, ASTM D 6751-06 e EM 14214). Além de produzir um biodiesel diferenciado, com alto padrão de qualidade, essa tecnologia também garante aos subprodutos esse mesmo padrão.

Como é produzido o Biodiesel:

Loading the player...

Imagens

Biodiesel

Vídeos

Áudios

Documentos